Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas Institucionais
Início do conteúdo da página

Programas Institucionais

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 20h43 | Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 15h28

 

Nesta seção são divulgadas informações pertinentes aos programas relacionados com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Esse espaço traz os programas, aos quais estão associados a um conjunto de objetivos, iniciativas, ações, indicadores, metas a serem alcançadas pelo instituto.

Esse ambiente vem consolidar os resultados dos programas e redes de pesquisa, promover a implantação, execução de programas integrados com outras instituições, sendo iniciativa de cooperação nacional e internacional,em grandes conjuntos de cientistas de diferentes disciplinas tem fornecido resultados extraordinários na pesquisa na Amazônia ao longo dos últimos 30 anos, gerenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Os Programastem uma grande permeabilidade na Amazônia e são estratégicos, não só para o INPA, mas para o MCTIC, integra a ciência da Amazônia na ciência brasileira, ampliando ao máximo de forma que seja possível atrair recursos a serem investidos na região amazônica.

É fundamental a integração multidisciplinar e multi-institucional, pois a Amazônia tem áreas absolutamente não estudadas até hoje e os programas vêm ampliar a agenda científica do INPA, não só com temas científicos novos, mas também com mais instituições, com mais pesquisadores da região amazônica, um trabalho mais integrado com os vários núcleos do Inpa, como das universidades da região amazônica. 

 

AMAZON FACE (Free-Air CO2 Enrichment)

Grande Escala da Biosfera Atmosfera na Amazônia - LBA

Next Generation Ecosystem Experiment NGEE-Tropics

 

Fim do conteúdo da página