Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Dados Institucionais
Início do conteúdo da página

Dados Institucionais

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 23h30 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2016, 23h36 | Acessos: 1957

 

i. As pesquisas foram alocadas em quatro focos institucionais: Biodiversidade, Dinâmica Ambiental, Sociedade, Ambiente e Saúde, e Tecnologia e Inovação.

ii. O INPA instituiu um conjunto de laboratórios temáticos institucionais (Biologia Molecular; Solos e Plantas; Geoprocessamento de imagens; Química de Produtos Naturais, Biotério Central e Microscopia Eletrônica). A instituição mantém, ainda, um Programa de Coleções e Acervos Científicos, que contém um dos maiores acervos da flora e fauna amazônica, abrangendo micro-organismos, vertebrados (anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos), invertebrados (não insetos), insetos e herbário.

iii. Espera-se que as atividades de P & D do INPA possam desenvolver-se de forma mais harmônica e integrada, atendendo com mais presteza a economia e a sociedade da região.

iv. Ao longo dos seus 64 anos de existência, o Instituto tem acumulado um enorme conhecimento científico sobre a região Amazônica e por seus valiosos trabalhos, constitui-se como uma instituição de referência mundial sobre a biodiversidade e os Ecossistemas Amazônicos, e é considerado o maior centro de pesquisas de biologia do planeta.

v. No final da década de 90, o INPA teve seu laboratório de biologia molecular incluído entre os 25 laboratórios brasileiros, pertencentes ao Projeto Genoma Nacional, o que impulsionou significativamente a área molecular do instituto. Coleções científicas e de bioprospecção.

vi. Tem atuado em pesquisas básicas e aplicadas, graças à captação de recursos externo ao INPA, seja ela da Comunidade Europeia (PPG7), Fundos setoriais (CT Amazônia, Biotec3, Saúde) Editais de diferentes modalidades gerenciados pelo CNPq, FAPEAM, MS e estudos multicêntricos.

vii. Além de ser uma das instituições de maior volume de produção científica tradicional (artigos científicos, livros e capítulos, resumo em congresso, entre outras) da região Norte.

Fim do conteúdo da página